sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Pequeno Príncipe

Segundo o próprio Blogger, dentre outras coisas, um blog "é um diário pessoal, uma tribuna diária, um espaço interativo". E é seguindo este conceito que eu criei o "Asteroide B612".
E pra quem está se perguntando agora o porquê deste nome, eu já explico.
Entre todos os livros que li, que estudei, existe um que é especial,  que ao reler, surpreendo-me com alguma coisa que tinha ficado oculta ao meu entendimento. "Le Petit Prince" ou o nosso "O Pequeno Príncipe" é um romance de Antonie de Saint-Exupéry publicado em 1943. Apesar da maioria das pessoas acharem que se trata de um livro infantil, ele surpreende com mensagens filosóficas, possui um conteúdo enigmático. São metáforas, conotações, que nos fazem rever nossos conceitos e valores. Mas não me estenderei agora em comentar o livro, nos apeguemos somente no que se refere ao nome do blog.
No capítulo IV o narrador diz que o possível nome do planeta que o príncipe vivia é "asteroide B612", o qual não seria maior que o tamanho de uma casa.  
Sempre me pego pensando se eu não faço do meu mundo um lugar isolado, que ninguém é capaz de entender.  Quando criança , pensava se era mesmo deste mundo aqui, eu me sinto sempre tão alheia a ele.  Ficava horas olhando pras estrelas, esperando que uma delas piscasse pra mim e dissesse: "Ei, estamos aqui! Vai dar tudo certo!".
Era como se não entendesse ou não soubesse qual o caminho seguir. Talvez eu encontre uma "raposa" que um dia possa me ajudar. 
Acredito que cada pessoa também tenha um mundo só seu, o espaço em que vive. E neste blog eu falarei do meu e de coisas que me prendem a atenção, minhas diversões, as minhas idéias e paixões. 
Convido você pra que faça o mesmo, que possamos compartilhar o que há em cada um de nossos "planetas".
Espero conseguir cativá-los !!


"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas "
Saint-Exupéry

13 comentários:

  1. Fer que tudo !!!! Eu amo O Pequeno Princípe ... tanto que tenho dois lindos meninos e já foi mais loirinho mais ainda é o meu pequeno ! Amo esse trecho " Meu pedacinho de gente, meu amor, como eu gosto de ouvir esse riso ! O sorriso dos meus meninos é um tesouro no meu coração.
    Mary

    ResponderExcluir
  2. o essencial é invísivel para os olhos.. ;P

    ResponderExcluir
  3. querida fê..
    adorei o seu blog... conte comigo pra sefguidora!

    tbm t espero lá no meu

    bjs mari

    ResponderExcluir
  4. Passei para te desejar boa sote e muita energia, parabéns pelo blog, e já começou em grande estilo.
    Pequeno príncipe é tudo de bom, e vc já me cativou.
    Beijinhos, paty
    brehodovale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é fantástico, cada vez lido dá pra tirar uma mensagem diferente que não havíamos visto.

    Boa sorte com o blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. esse livro é uma fofura!
    me chamou mais a atenção quando li as primeiras paginas e fala que não é somente para as crianças e sim para adultos.
    estou lendo agora o futuro da humanidade...leia...é tudooo de bom!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Acho que todos deveriam ler este livro, ele é mágico *-* como todos os outros, nos levam à diversos lugares, sem ao menos sairmos de casa. Mas ele, em especial, me encantou.
    Adorei o nome do blog.
    Muito sucesso linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo15.10.09

    Eu nunca li o livro parece brincadeira mais é verdade. Via apenas o desenho que passava na época no SBT mais é legal pra criança hoje em dia que só pensa em videogame, computador e desenhos com apelo de violência. Carine de araujo lima

    ResponderExcluir
  9. Bah, acredita que aianda ñ tenho esse livro!
    Livraria, urgente!
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Zen,

    Caso nao queira comprar, tem na internet pra baixar, mas vale a pena ter um em casa! *__*

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Me falaram quando criança que este livro teria que ler aos 10, 15, 25, 35 e assim por diante, pq cada vez que ler nestas idades vai entender o livro de várias maneiras. Foi o que eu fiz e não é que a pessoa estava certa!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Flavia23.10.09

    Adoro o pequeno principe. Li o livro e me lembro de um desenho animado q passava no sbt..
    bjs
    flaviaventurini@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante a idéia do nome do seu blog ser inspirado no planeta do Principezinho!

    eu me lembro que eu ganhei um exemplar da minha tia!! tenho até hoje guardadinho para dar para meus futuros filhos...

    É um livro atemporal, que na minha opinião é eterno!

    bju

    ResponderExcluir